Fundamental Anos Finais (6º ao 9º Ano)

Colégio Universitário participou do projeto Vereador Mirim

Na noite do dia 27 de novembro, na Câmara Municipal de Londrina, foi realizada a cerimônia de diplomação dos vereadores mirins, a culminância do projeto “Parlamento Jovem”. A iniciativa envolveu 20 escolas, 4936 eleitores, 106 candidatos e elegeu 19 vereadores e 19 suplentes. O Colégio Universitário participou ativamente de todas as etapas da proposta. Nossos alunos eleitos, a vereadora Rafaela Schumann Renno Campello de Souza e o seu suplente Rafael Sperandio Romanelli estiveram presentes à sessão e foram diplomados.

Na Instituição, o projeto começou muito antes da diplomação, nas aulas de História dos professores Carlos (8º ano) e Matheus (9º ano), sob a supervisão da professora Jane. Dentro da iniciativa, todos os alunos tiveram a possibilidade de fazer os títulos de eleitor e filiarem-se à partidos políticos fictícios, para participarem da proposta, seja como eleitores seja como candidatos. Tudo isso com o suporte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para o dia da eleição, com os títulos em mãos, os eleitores votaram em uma sala do Colégio, que serviu de zona eleitoral. O professor Matheus acompanhou tudo de perto e outros alunos, que foram treinados pelo TRE, ficaram como mesários no pleito. A votação foi realizada em uma urna eletrônica igual às que são utilizadas nas eleições brasileiras e proporcionou aos educandos uma experiência inédita.

A participação das turmas de 8º e 9º ano na eleição foi bem expressiva. Eles se envolveram e, muitos felizes com a oportunidade, votaram nos candidatos que consideraram os melhores. A disputa pela cadeira do Universitário no “Parlamento Jovem” foi voto a voto e, ao final da contagem realizada pelo TRE, a aluna Rafaela Schumann Renno Campello de Souza foi eleita vereadora e o aluno Rafael Sperandio Romanelli ficou como suplente.

Na cerimônia de diplomação, os eleitos foram acompanhados por professores, pela supervisora Jane Machado, pela coordenadora Alessandra Paula Notário Leite e por seus familiares. Foi um momento muito importante, com a presença de diversas autoridades, como presidente da Câmara Municipal de Londrina, o vereador Ailton Nantes; o vice-prefeito da cidade João Mendonça; e o juiz eleitoral Luiz Valério dos Santos.

A educanda eleita vereadora, Rafaela Schumann Renno Campello de Souza, comentou a sua escolha em participar do “Parlamento Jovem”. “Eu escolhi fazer parte da iniciativa, pois considerei que poderia ser uma experiência muito legal. E eu queria ser eleita vereadora também porque, no futuro, quero participar da política, porque é algo que eu gosto”. O aluno Rafael Sperandio Romanelli também falou o porquê de ter resolvido se candidatar dentro da iniciativa. “Eu resolvi participar, pois queria ter uma participação um pouco maior no âmbito da política e ainda ter uma experiência nova”.

A posse de vereadora e suplente será no dia 08 de fevereiro. A partir dessa data, o trabalho começará realmente. Por meio da vivência no “Parlamento Jovem”, os alunos participarão de sessões mensais, discutirão problemas da cidade e da escola, vão propor as soluções e aprenderão, de fato, qual é a função de um vereador. Com isso, os educandos do Colégio aprenderão ainda mais como serem cidadãos éticos, comprometidos e competentes, como determina a missão do Universitário.