Blog

Fundamental Anos Finais (6º ao 9º Ano)
Compartilhar:

Colégio Universitário participou do projeto Vereador Mirim

Na noite do dia 27 de novembro, na Câmara Municipal de Londrina, foi realizada a cerimônia de diplomação dos vereadores mirins, a culminância do projeto “Parlamento Jovem”. A iniciativa envolveu 20 escolas, 4936 eleitores, 106 candidatos e elegeu 19 vereadores e 19 suplentes. O Colégio Universitário participou ativamente de todas as etapas da proposta. Nossos alunos eleitos, a vereadora Rafaela Schumann Renno Campello de Souza e o seu suplente Rafael Sperandio Romanelli estiveram presentes à sessão e foram diplomados.

 

Na Instituição, o projeto começou muito antes da diplomação, nas aulas de História dos professores Carlos (8º ano) e Matheus (9º ano), sob a supervisão da professora Jane. Dentro da iniciativa, todos os alunos tiveram a possibilidade de fazer os títulos de eleitor e filiarem-se à partidos políticos fictícios, para participarem da proposta, seja como eleitores seja como candidatos. Tudo isso com o suporte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

Para o dia da eleição, com os títulos em mãos, os eleitores votaram em uma sala do Colégio, que serviu de zona eleitoral. O professor Matheus acompanhou tudo de perto e outros alunos, que foram treinados pelo TRE, ficaram como mesários no pleito. A votação foi realizada em uma urna eletrônica igual às que são utilizadas nas eleições brasileiras e proporcionou aos educandos uma experiência inédita.

 

A participação das turmas de 8º e 9º ano na eleição foi bem expressiva. Eles se envolveram e, muitos felizes com a oportunidade, votaram nos candidatos que consideraram os melhores. A disputa pela cadeira do Universitário no “Parlamento Jovem” foi voto a voto e, ao final da contagem realizada pelo TRE, a aluna Rafaela Schumann Renno Campello de Souza foi eleita vereadora e o aluno Rafael Sperandio Romanelli ficou como suplente.

 

Na cerimônia de diplomação, os eleitos foram acompanhados por professores, pela supervisora Jane Machado, pela coordenadora Alessandra Paula Notário Leite e por seus familiares. Foi um momento muito importante, com a presença de diversas autoridades, como presidente da Câmara Municipal de Londrina, o vereador Ailton Nantes; o vice-prefeito da cidade João Mendonça; e o juiz eleitoral Luiz Valério dos Santos.

 

A educanda eleita vereadora, Rafaela Schumann Renno Campello de Souza, comentou a sua escolha em participar do “Parlamento Jovem”. “Eu escolhi fazer parte da iniciativa, pois considerei que poderia ser uma experiência muito legal. E eu queria ser eleita vereadora também porque, no futuro, quero participar da política, porque é algo que eu gosto”. O aluno Rafael Sperandio Romanelli também falou o porquê de ter resolvido se candidatar dentro da iniciativa. “Eu resolvi participar, pois queria ter uma participação um pouco maior no âmbito da política e ainda ter uma experiência nova”.

 

A posse de vereadora e suplente será no dia 08 de fevereiro. A partir dessa data, o trabalho começará realmente. Por meio da vivência no “Parlamento Jovem”, os alunos participarão de sessões mensais, discutirão problemas da cidade e da escola, vão propor as soluções e aprenderão, de fato, qual é a função de um vereador. Com isso, os educandos do Colégio aprenderão ainda mais como serem cidadãos éticos, comprometidos e competentes, como determina a missão do Universitário.

 

Confiram as fotos:

Clique na imagem para ampliar Colégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador MirimColégio Universitário participou do projeto Vereador Mirim