Fundamental Anos Finais (6º ao 9º Ano)

9º Ano concluiu projeto Matemática na Arquitetura

Nesta segunda-feira (25/11), as turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental concluíram mais um projeto do componente curricular Matemática. Sob a orientação do professor e supervisor Edmilson Vicente Leite, os alunos participaram do “Matemática na Arquitetura”, no qual construíram maquetes dos principais pontos de Londrina, como museu, barragem, rodoviária, Colégio Universitário, hospitais, Estádio do Café, templos religiosos, praças, autódromo e muito mais.

O resultado dos trabalhos foi impressionante, as maquetes ficaram bem profissionais. Por isso, para finalizar a iniciativa, o professor organizou uma votação popular, via Facebook, para eleger as melhores construções dos educandos. Os alunos fizeram campanhas com amigos e familiares, para conseguirem mais votos.

Os vencedores foram: Museu Histórico (1º lugar), Templo Budista (2º lugar) e Mesquita Muçulmana (3º lugar). Na manhã desta segunda-feira, os autores dos projetos receberam as medalhas pelas conquistas. Além disso, foram cumprimentados pelo professor Edmilson, pela coordenadora do Fundamental Anos Finais Alessandra Paula Notário Leite, pela diretora educacional Raquel Calil Ruy e pelo diretor fundador Wilson Marvulle.

O docente responsável pela iniciativa destacou o objetivo do projeto e o porquê de ele ter sido tão importante. “Este projeto abraçou o atraente tema das maquetes. O que propusemos aos alunos foi a exploração de conteúdos pertinentes ao tema, considerando a construção das mesmas com o rigor matemático, no que tange às proporções e escalas”.

Com as aulas do “Matemática na Arquitetura”, as turmas do 9º Ano desenvolveram noções de razão e proporção, aprenderam a utilizar a regra de três, descobriram como trabalhar com o transferidor e ainda conheceram os conceitos de ângulo.

Além disso, na hora da prática, trabalharam com o conceito de escala, como uma comparação entre duas medidas; aplicaram a regra de três simples; interpretaram escalas encontradas em mapas e plantas de casa; e construíram maquetes a partir de razão e proporção. Ou seja, muito do que aprenderam em sala, levaram para o momento da montagem das suas construções.

Por meio dessa atividade e de outros projetos desenvolvidos ao longo do ano, a Matemática passou a ser vista como algo mais leve e muito presente no dia a dia dos alunos. Isso facilitou o processo de ensino e aprendizagem, trazendo mais significado aos conceitos desenvolvidos ao longo das aulas.

Agora, é esperar para ver o que o professor Edmilson, coordenadores e a direção estão preparando para 2020.