Fundamental Anos Finais (6º ao 9º Ano)

Conheça os Embaixadores do Meio Ambiente

Vocês já ouviram falar do projeto “Embaixadores do Meio Ambiente”? Ele é um dos mais tradicionais do Colégio Universitário e visa a formação intelectual e prática de educação ambiental dos alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental. Para isso, sob o comando do professor Anderson Kikuchi Calzavara, os educandos realizaram uma série de atividades práticas eco pedagógicas, ou seja, ações que conciliam sustentabilidade e conscientização ambiental.

O docente responsável explicou a principal ideia do projeto “Embaixadores do Meio Ambiente”, que é optativo para as turmas do 6º Ano. “O objetivo é que os alunos concluam o ano com grande senso de responsabilidade ambiental. Somado a isso, devem trabalhar com práticas de manuseio de plantas e de atividades de sustentabilidade ambiental, pois elas contribuem significativamente para o desenvolvimento da criatividade e pensamento crítico dos alunos Embaixadores”.

Uma das temáticas dos trabalhos em 2019 foi Redução, Reutilização e Reciclagem, os famosos três Rs da sustentabilidade. A partir disso, os Embaixadores deram novas funções a materiais que seriam descartados.

Entre as atividades, os alunos reutilizaram garrafas PET para a construção de vasos auto irrigáveis e para diversos experimentos realizados na disciplina. Eles também produziram sabão, com óleo de cozinha que seria descartado. Sulfites e jornais, que iriam para o lixo, serviram para a construção de sementeiras biodegradáveis e, além disso, foram reciclados para fazer novas folhas de papel e massa de papel machê.

Durante o ano de propostas, os educandos do 6º Ano tiveram contato com sementes de diversas espécies vegetais, como hortaliças, temperos e frutíferas. Com elas, os Embaixadores aprenderam o que é preciso para a germinação e como devem preparar e umedecer o solo para que as plantas cresçam saudáveis e bem nutridas.

O professor comentou um pouco sobre essa parte do trabalho. “Inclusive, eles construíram dois modelos de composteiras: um deles, a partir da reutilização de baldes grandes de margarina. E ainda aprenderam a produzir seu próprio adubo utilizando resíduos vegetais gerados no Colégio Universitário, em uma ação essencialmente sustentável”.

A preservação de água, ar e solo foi um outro ponto de foco dos Embaixadores. Por meio de experimentos, os educandos aprenderam a necessidade das etapas de tratamento da água (principalmente floculação, decantação e filtração) e também como ocorre o processo de inversão térmica e chuva ácida, ambos relacionados com a poluição do ar.

Na prática, os alunos viram a infiltração da água em diferentes tipos de solos e o mérito das plantas ao evitar a erosão e o assoreamento. Por isso, aprenderam que não basta preservar, é necessário reflorestar. Nas etapas finais, os Embaixadores aplicaram todo o conhecimento sobre o solo e as plantas e realizaram o plantio de mudas nativas no Bosque Professor Water Okano.

O projeto continuará em 2020, com essas e novas práticas ambientais.

Texto: por Anderson Kikuchi Calzavara e Pedro Spiacci