Aluna participou de pesquisa científica na UEL

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) revelou variações genéticas em mosquito Aedes aegypti, na cidade de Londrina. O estudo apontou que mutações tornam o mosquito transmissor da Dengue resistente aos inseticidas.

Este estudo indica que o uso descontrolado de inseticidas está selecionando mosquitos mais resistentes. No longo prazo, isso pode produzir uma população de mosquitos Aedes aegypti resistentes aos inseticidas usados para o seu controle. O resultado foi publicado recentemente na Revista Brasileira de Entomologia, referência nacional em estudos sobre insetos.

Entre os participantes, que assinaram a pesquisa, está nossa aluna Beatriz Trindade Vilas-Boas, da 3ª série do Ensino Médio. A professora Dra. Renata da Rosa, coordenadora da pesquisa, destacou o envolvimento de Beatriz neste trabalho, que pode ajudar a conduzir o rumo dos procedimentos no combate à Dengue e a outras doenças ligadas ao mosquito.

O professor Dr. Carlos Roberto da Silva, do Colégio Universitário, acompanhou a participação de Beatriz e manifestou seu contentamento pelo resultado alcançado. “A parceria entre o Universitário e a UEL propiciou a aluna conhecer melhor a pesquisa científica e colaborar na construção de conhecimento”, destacou o professor.

A aluna Beatriz Trindade Vilas-Boas relatou, que, para ela, foi importante ter persistido no trabalho de pesquisa e que ficou encantada com as atividades de laboratório. Ela afirmou que gostou muito de saber como o laboratório funciona por dentro e que se sentiu parte importante nos resultados gerados.

O Universitário ficou muito orgulhoso pelo trabalho da Beatriz e pelas descobertas e informações importantes produzidas por ela e pelos demais pesquisadores para a sociedade. Estamos convictos de nossa proposta pedagógica, que alia ensino e pesquisa, com alunos adquirindo e produzindo conhecimento.

O Colégio Universitário prima pela excelência na formação dos seus alunos e parcerias entre a Escola e universidades são parte desta formação.