As férias escolares chegaram

Esse é o momento de grandes expectativas para os nossos alunos, os adolescentes e até para os adultos. As férias escolares de fim de ano chegaram. Com elas, muitas possibilidades.

As pessoas fazem planos de viajar, brincar, jogar videogame, dormir até tarde, ler um bom livro, assistir uma série na televisão, um bom filme, nadar, tomar banho de mangueira, escorregar com detergente, fazer bolinhas de sabão ou até mesmo ficar em casa sem fazer nada.

Depois de um ano tão desafiador e cheio de ressignificados, pensar em não ter compromissos traz um alívio. Não ter horário para acordar e para dormir, não ter que estudar e fazer lições de casa, atividades avaliativas, tarefas on-line, provas, pai e mãe sendo professores, home office da família, não poder ver os amigos e não participar do dia a dia da Escola. Quantas adaptações...

O que fazer nas férias de um ano tão atípico?

É um novo momento de dar significado à vida! Férias para aliviar a cabeça e dar uma pausa naquela rotina que foi super acentuada em 2020.

Analisando um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria e Adolescência, vimos apontamentos da importância de parar, de desligar, de desconectar a mente para reequilibrar o emocional. Porém, algumas perguntas permanecem, como conviver socialmente em um período de pandemia? Manter distanciamento de pessoas que amamos tanto? Usar máscaras, protocolos de higienização?

É relevante relembrar que devemos investir tempo e energia em acalmar os corações, de valorizarmos as pequenas coisas, buscar atividades prazerosas no núcleo familiar. Assim, recarregaremos as energias para voltar em um novo recomeço, recomeço incerto, sim, mas aprendemos, em 2020, que somos capazes de nos adaptar e, o que era tão importante, se tornou insignificante.

Procurar olhar e contemplar a natureza, o tempo do Natal, enfeitando a casa com pedacinhos do coração, fazendo pães de mel, bolachas de Natal e bolos deliciosos com cobertura de caramelo. Neste ano, em especial, vamos olhar para o Natal da Esperança, pois aprendemos muito nesses últimos nove meses. Agora, não é hora de lamentar o que não pode ser vivido, mas de agradecer o que foi vivido em 2020.

O mais importante é saber que todos estão bem e estão aproveitando as suas férias da melhor maneira, dentro daquilo que é possível para cada família.

Aproveitar cada minuto, fazer com que os momentos sejam inesquecíveis e saber que serão sempre lembrados pelo seu filho (a), pois ficarão gravados para sempre em seus corações.

Aproveitem bem a importância das férias escolares!

Raquel Calil Ruy – Diretora do Colégio Universitário