Fundamental Anos Finais (6º ao 9º Ano)

Projeto Matemática e Arte foi concluído

Nesta semana, as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental finalizaram o projeto “Matemática e Arte: um diálogo possível”. A iniciativa foi realizada nas aulas de Matemática do professor Edmilson Vicente Leite e, além da ciência dos números, envolveu conhecimentos de Arte.

Os projetos multidisciplinares são uma das formas de trabalhar a Matemática com as turmas do 9º ano do Colégio Universitário. Afinal, os estudos fluem de maneira mais leve e significativa, garantindo uma aprendizagem mais sólida e duradoura.

Durante as aulas, os alunos trabalharam com múltiplos conceitos de simetria: reflexiva, bilateral, radial e rotacional. Além disso, durante as atividades, os educandos aprenderam sobre proporção áurea. Todos esses temas foram mostrados em teoria e também em aplicações relacionadas às artes, como em pinturas de artistas de diferentes períodos históricos.

Dentro do estudo da Matemática e Arte, o professor trabalhou uma importante habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A de reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.

Como proposta de fechamento, cada aluno precisou escolher um dos conceitos estudados e tirar uma foto de algo que demonstrasse isso na prática. Com bastante criatividade para criar as composições simétricas ou com proporção áurea, o 9º ano concluiu o projeto com sucesso. O resultado foi bem interessante e você pode conferir em nossa galeria de imagens.