Universitário tem aulas integradas na Pandemia

A multidisciplinariedade é um dos pilares do ensino do Colégio Universitário e, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, esse modelo de atividades segue normalmente. Na última semana, as turmas da 1ª série do Ensino Médio participaram de uma aula de Literatura e Arte sobre “Romantismo no Brasil: Arte e Literatura na representação nacional”, com as professoras Priscila Rosa e Vera Gorini.

A ideia da proposta em conjunto veio pelos alunos estarem estudando o movimento artístico, por meio das aulas remotas e das leituras de “O demônio familiar e Senhora”, de José de Alencar. A partir disso, as docentes se uniram e dividiram a explicação do assunto para os educandos.

Durante a aula, a professora Vera partiu de uma abordagem histórica para situar as pinturas de Victor Meirelles, ao passo que a professora Priscila relacionou às obras literárias. Dentre as pinturas, foram apresentadas também “Iracema”, nas versões de José de Medeiros e de Antônio Parreiras.

A apresentação do assunto, de forma conjunta e pelos dois olhares, possibilitou aos alunos abranger o estudo dos textos literários vistos em movimentos anteriores, como no Quinhentismo e Arcadismo. “A aula ficou muito rica em conteúdo e curiosidades. As professoras falaram dos temas de uma maneira tão fluída!”, comentou a aluna Elisa Duarte Teixeira.

Por fim, as docentes conduziram o diálogo para a produção contemporânea, abordando a questão do indígena nas fotografias de Sebastião Salgado e na literatura de Daniel Munduruku. A proposta também trouxe um momento de maior interação entre professoras e alunos, com as câmeras e microfones abertos para o constante diálogo.

Foi uma proposta bem especial.

Clique na imagem para ampliar Universitário tem aulas integradas na PandemiaUniversitário tem aulas integradas na PandemiaUniversitário tem aulas integradas na Pandemia