COMUNICADOS

Novas Normas da Olimpíada Nacional de Ciências

Comunicamos que o Ministério da Educação modificou algumas normas da ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), permitindo a participação de estudantes matriculados a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e que além disso, realizará a 1ª fase das provas 100% on-line.

Conforme divulgado na imprensa mundial, por conta da pandemia, vários países precisaram modificar suas ações em diversas áreas e no caso da Ciência e Tecnologia não foi diferente. Como aglomerações nesta fase não são recomendadas, as escolas suspenderam as aulas até que se estabilize a situação de contágio/proliferação do vírus Covid-19 e devido ao ocorrido, as atividades de divulgação da ciência ficaram comprometidas.

No entanto, o uso da tecnologia nos permitirá continuar as atividades da ONC. As provas da 1ª fase que eram feitas, até então, nas próprias escolas, com impressão, aplicação e correção de maneira presencial de alunos e professores, serão realizadas de maneira remota, 100% on-line, com uso de tecnologia para que os estudantes possam realizar os exames de qualquer local, por meio de computador, notebook ou telefone celular.

Lembramos que as inscrições são totalmente gratuitas e que as escolas e seus representantes podem inscrever os alunos interessados de qualquer ponto com acesso à internet. É importante ressaltar que os alunos ou responsáveis sinalizem o interesse em participar da ONC na área restrita do colégio até o dia 31 de junho. O professor representante realizará as inscrições no site oficial da olimpíada até o dia 04 de agosto.

Lembrando que os conteúdos cobrados serão do ano anterior:

Alunos da 3ª EM farão prova com os conteúdos da 2ª EM

Alunos da 2ª EM farão prova com os conteúdos da 1ª EM

Alunos da 1ª EM farão prova com os conteúdos do 9º EF

Alunos dos 8º e 9º EF farão prova com os conteúdos do 8º EF

Confira o calendário completo da edição 2020:

01 de junho a 04 de agosto de 2020

Período de inscrições

06 a 08 de agosto de 2020

Prova da 1ª fase

(100% on-line)

12 de setembro de 2020

Prova da 2ª fase

(coordenações estaduais)

29 de outubro de 2020

Cerimônia de premiação

(Brasília / Distrito Federal)

Aproveitamos o ensejo para oficializar o convite aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio e reforçar a importância da participação na olimpíada para despertar o envolvimento científico desde cedo.