Sua organização e planejamento serão fundamentais

Olá, queridos alunos,

Como fomos forçados a abandonar uma estrutura de aulas presenciais e a sua rotina de estudo mudou, lembrem-se de que a sua organização e seu planejamento serão fundamentais para garantir a excelência do seu aprendizado.

Pensando nisso, não se esqueça de:

1- Readequar sua agenda de estudos, de acordo com o horário de aulas on-line, das tutorias e do Curso Estratégia ENEM, que começará na próxima semana.

2- Continue estudando, mas faça uso das novas ferramentas que foram disponibilizadas, além das habituais. Portanto, aproveite para desenvolver outras formas de aprender: participe das videoaulas, faça as atividades on-line, veja filmes, ouça podcasts e faça uso de recursos variados, aos quais você melhor se adaptar. Este é um bom momento para você desenvolver sua autonomia para estudar.

3- Faça reflexões sobre seus métodos de estudo e sobre como tirar proveito disso para autorregular sua prática escolar e seu comportamento.

4- Questione o que é estudar para você. Pergunte-se ainda para quem e por que você estuda. Ao se deparar com essas indagações, terá a oportunidade de se conhecer e, se tiver metas claras e objetivas, elas te orientarão para um estudo eficaz, pois você entrará em contato com o significado do seu estudo.

5- Use a plataforma A+ Digital e não deixe suas dúvidas se acumularem. As tutorias continuam disponíveis, apenas adaptadas para o trabalho virtual.

6- Evite distrações ao estudar. As aulas virtuais também demandam concentração e é indispensável que haja na sua casa um cantinho seu para executar as tarefas diárias.

7- Mantenha-se ativo socialmente. Vocês estão praticando o isolamento geográfico e isso não significa isolamento social total. Se você estava acostumado a estudar com seu grupo na biblioteca, por exemplo, você pode agora organizar encontros virtuais. Que tal combinar um grupo de estudos usando as ferramentas disponíveis, como o Zoom, o Hangouts, o WhatsAppe o MicrosoftTeam, que podem ser importantes ferramentas para isso?

8- Use a tecnologia a seu favor, mas, na hora “do estudo solitário”, deixe o celular de lado.

9- Este momento passará e logo voltaremos à nossa rotina. Enquanto isso não acontece, mantenha-se focado nos estudos.

Rosa Maria Cardoso

Psicóloga e Coordenadora do Ensino Médio