Fundamental Anos Finais (6º ao 9º Ano)

7º Ano criou a primeira empresa

Na última semana, as turmas do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Universitário apresentaram os trabalhos do projeto “Minha Primeira Empresa”. As atividades foram realizadas dentro do componente curricular Empreendedorismo, ministrado pela professora Edilaine Rizzuto e supervisionado pela professora Eunice Fernandes.

Dentro do projeto, os alunos colocaram em prática as características empreendedoras apreendidas no decorrer do ano. Nas aulas, eles observaram todos os passos que um empresário precisa cumprir, para abrir um negócio.

Os educandos entenderam que uma pesquisa de mercado é um importante fator para se levar em conta na hora de criar uma empresa. Afinal, se faz necessário analisar fatores, como concorrência, público-alvo, custo de sua produção, valor a ser cobrado e sua compatibilidade com os preços de mercado, além da taxa de lucro e outros fatores.

Durante a preparação dos próprios negócios, os alunos constataram que, para empreender, é necessário saber trabalhar em equipe, administrar as contas, ter criatividade e muita responsabilidade. Na criação dos produtos, os alunos foram bem criativos e trouxeram ideias inovadoras.

No momento das apresentações, os educandos desenvolveram uma pequena demonstração de outro aspecto fundamental para qualquer negócio: o marketing. Com PowerPoints e diversas ações criativas, o objetivo foi encantar a turma. Ao final, os produtos desenvolvidos foram oferecidos e demonstrados aos colegas de sala.

A proposta fez parte das aulas de Empreendedorismo do 7º ano do Fundamental e foi uma dinâmica de finalização dos estudos sobre educação financeira.