Alunos tiveram palestra sobre despoluição do Lago Igapó

Nesta sexta-feira (21/09), o dia começou de forma especial para alunos de 6º e 7º ano do Fundamental do Colégio Universitário. Eles participaram de uma palestra com o engenheiro agrônomo Reinaldo Martins Righetti e a engenheira ambiental Isabella Yumi Mori, representantes da Bioconsult; e com a estudante da área Stephanie Locatelli, da Gaia Jr, empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR. Os convidados falaram do projeto de despoluição do Lago Igapó.

A diretora educacional Raquel Calil Ruy e a coordenadora Alessandra Notário Leite conduziram a abertura da palestra. Elas destacaram a importância do trabalho realizado pelo engenheiro Reinaldo para o Lago Igapó e lembraram que a preservação da natureza é um legado deixado pelo fundador do Colégio, o saudoso professor Water Okano, um defensor das causas ambientais.

O projeto de um Lago Igapó melhor para a população foi iniciado no domingo (23/09), durante o Abraço. Na data, os representantes da Bioconsult disponibilizaram para os presentes 10 mil “mudball”, que foram lançadas no Lago. Esse material é composto de uma série de elementos, que agirão na água e servirão para despoluir o Igapó, reestabelecendo o equilíbrio no local.

Reinaldo explicou que a ação tem um objetivo bem ambicioso. “Queremos tornar Londrina referência no trato ao meio ambiente, fazendo a cidade melhor para os seus habitantes”, explicou.

Além de falarem especificamente do projeto, os convidados abordaram questões gerais sobre poluição e proteção ao meio ambiente. Os estudantes observaram vídeos das “mudballs” em ação e ficaram impressionados com tudo o que viram.

Os alunos aprenderam muito durante as duas aulas especiais, com os representantes da Biocunsult e da Gaia Jr.