Fundamental iniciou trabalho com o projeto “Jardim de Luz”

Nesta semana, as turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Universitário iniciaram um novo trabalho, o “Jardim de Luz”. Sob a orientação do professor de ciências Enio Massao e com a supervisão da professora Edmara Silvana Joia, os alunos plantaram as primeiras mudas no espaço, um terraço ao lado da coordenação, no 2º andar da escola.

Cada ano está trabalhando com um tipo de planta. As turmas de 1º e 2º ano cultivaram ervas aromáticas, como alecrim, tomilho, manjericão e hortelã; 3º e 4º ano trabalharam com as plantas ornamentais, entre elas, lavanda, cravinho e beijão; e, por fim, os alunos do 5º ano plantaram suculentas e o kalanchoe.

O professor Massao, que está atuando diretamente com as crianças, no “Jardim de Luz”, explicou os principais objetivos do projeto. “A ideia é que as crianças entrem em contato com as plantas, em diferentes tipos de luz, e observem o desenvolvimento de cada uma delas”, destacou o docente.

Além disso, o espaço servirá para que os alunos estudem na prática conteúdos que estão vendo em sala. Por exemplo, as turmas de 1º e 2º ano, que estão desenvolvendo os sentidos, estão plantando ervas aromáticas justamente para poderem trabalhar com um deles, o olfato.

Para os mais velhos, o “Jardim de Luz” se relacionará ainda mais com as aulas de ciências. “Os alunos de 3º ao 5º ano poderão observar hábitos de diferentes tipos de plantas e a realização da fotossíntese, temas que já fazem parte das atividades realizadas em sala de aula”, comentou o professor Enio Massao.

Outro diferencial do novo espaço é a parceria com a startup londrinense RT AirQual. O “Jardim de Luz” contará com um sistema de monitoramento da qualidade do ar, com informações em tempo real, que será instalado pela empresa. Os dados servirão para as aulas de ciências do 5º ano sobre atmosfera.

O plantio é o começo do projeto, que promete agradar bastante os alunos. Nesta fase inicial, as crianças já se empolgaram e curtiram muito o fato de colocarem a mão na terra.