Blog

Geral
Compartilhar:

A Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagem

Uma das grandes novidades do Colégio Universitário para o ano letivo de 2021 será o Espaço da Psicomotricidade, um laboratório de estimulação psicomotora. O novo ambiente proporcionará um passo à frente no trabalho que a Escola já realizava neste campo.

 

Há muito tempo, a psicomotricidade faz parte do dia a dia de aprendizagem das turmas do Universitário. Afinal, ela é um dos principais recursos de para alunos de Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais.

 

O Universitário sempre trabalhou com a alfabetização lúdica e, dentro disso, recursos de psicomotricidade eram utilizados pelas professoras regentes e pelos docentes especialistas de Arte, Educação Física, Inglês e Música. O resultado sempre foi a excelência na aprendizagem dos alunos desta faixa etária.

 

Com o novo ambiente, a nossa equipe terá acesso a equipamentos, brinquedos pedagógicos e múltiplos recursos para proporcionarem, ainda mais, possibilidades aos educandos.

 

UniKids e 1º ao 5º ano: os maiores beneficiados

 

O Espaço da Psicomotricidade é direcionado aos alunos de UniKids e Fundamental Anos Iniciais, principalmente, em fase de alfabetização.

 

A importância da nova sala está muito relacionada com a forma que a criança aprende. No mundo atual, o estudante se relaciona com o contexto em que vive, por meio do seu corpo em movimento. Assim, constrói um repertório de aprendizagens essencial, de forma espiralada e contínua, conforme os estímulos que recebe.

 

Quando esses impulsos vêm associados à intencionalidade pedagógica, potencializam a comunicação das conexões neurais, favorecendo aprendizagens futuras.

 

Investimento em formação para a equipe

 

Pensando nisso, além de investir em um novo espaço, o Colégio proporcionou uma formação completa ao corpo docente e equipe de coordenação.

 

O curso intitulado “Psicomotricidade: saberes e práticas” fez parte da rotina de professores da Educação Infantil e do Fundamental Anos Iniciais. Foram 40 horas de formação, entre atividades online e presenciais. A formação foi ministrada por Juliana Montenegro Seron, professora de Artes e Educação Física, psicomotricista e Mestre em Educação Física.

 

A última etapa foi realizada durante a semana pedagógica e a equipe do Colégio aprendeu na prática, como utilizar cada equipamento do Espaço da Psicomotricidade. Ao final do curso, a diretora Raquel Ruy agradeceu o trabalho e parabenizou todos que participaram das aulas. “Parabéns a todos. Juliana, agradeço muito pelo seu trabalho e sei que faremos a diferença com a formação que nos deu”.

 

A Psicomotricidade no Colégio Universitário em 2021

 

A partir de todo este projeto, em 2021, a psicomotricidade será parte constituinte da prática pedagógica cotidiana os para nossos alunos, de modo a fazer a diferença no desenvolvimento de cada um deles e promover o processo de alfabetização, ainda mais eficaz.

 

A educação psicomotora é um meio de estimulação que olha os movimentos humanos, em um diálogo constante com aspectos cognitivos e socioafetivos. O Universitário enxerga esta importância e, por isso, as aulas no novo Espaço e com conceitos de psicomotricidade aplicados serão ferramentas de aprendizagem ainda mais presentes no Colégio.

 

Segundo Meur & Staes (1984), o intelecto se constrói a partir da motricidade. Por conta disso, as funções motoras não podem ser vistas de forma separada aos demais desenvolvimentos da criança. Como é o caso da parte cognitiva (memória, atenção e raciocínio) e da afetividade (emoções e sentimentos).

 

Estes conhecimentos, juntos, são fundamentais em todo o processo de alfabetização e letramento. Afinal, para que o ato de ler e escrever se processe adequadamente, é indispensável o domínio de habilidades relacionadas. A psicomotricidade se envolve nisso, pois essas competências são manifestações psicomotoras.

 

Por meio do novo espaço e de todo o treinamento ministrado, os alunos da Escola serão preparados para o processo de alfabetização, de maneira mais efetiva. Os educandos desenvolverão a tomada da consciência de seu corpo, a lateralidade, o situar-se no espaço, o dominar seu tempo e o adquirir habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos.

 

Por tudo isso, o Colégio Universitário investiu e acredita muito neste novo projeto para 2021.

Clique na imagem para ampliar A Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagemA Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagemA Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagemA Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagemA Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagemA Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagemA Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagemA Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagemA Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagemA Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagemA Psicomotricidade como ferramenta de aprendizagem