Universitário vence prêmio Escolas que Inspiram do SAS

Nesta semana, o Colégio Universitário venceu mais um importante prêmio nacional. A Instituição ficou com o primeiro lugar, na categoria Práticas Pedagógicas do “Prêmio Escolas que Inspiram”, promovido pelo Sistema Ari de Sá. A premiação surgiu justamente para celebrar boas práticas das mais de 860 escolas parcerias do SAS. O projeto vencedor foi o “Matemática na Vida”, organizado pelo professor e supervisor de Matemática Edmilson Vicente Leite.

Desde 2017, a iniciativa é um sucesso dentro do Universitário. Os alunos adoram e o engajamento nas atividades é enorme. A história do surgimento é, no mínimo, curiosa. A indagação de um educando deu início a tudo. “No meio da aula de Equações do 2º grau, diante da fórmula de Bhaskara, o aluno perguntou em tom de brincadeira: ‘Onde eu vou usar isso na minha vida?’ A partir da minha resposta, surgiu a ideia de mostrar às turmas a Matemática no dia a dia”, explicou o professor Edmilson.

Assim, desde 2017, as turmas do Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) estudam a Matemática de uma forma mais agradável. O começo do projeto sempre se dá pela Arte. Segundo o professor responsável, é uma maneira de ganhar o aluno no início. “Nem todos alunos têm preferência por exatas, por isso, começamos com o Matemática na Arte, para despertar o interesse das turmas, envolvendo música, dança, teatro, cinema e pintura”.

O segundo momento é um dos preferidos dos alunos e mistura Matemática e Física, com o projeto dos carrinhos de rolimã. Nesta proposta, os educandos trabalham com geometria, velocidade média e aceleração, por meio de uma concorrida corrida de carrinhos de rolimã. O detalhe é que os adolescentes montam os veículos com ajuda dos pais, que, no final, voltam à infância e também participam das disputas.

Em agosto, costuma ser um mês de muito vento em Londrina, por isso, o projeto “Matemática na Vida” trabalha com as pipas. Com a ajuda dos professores, familiares e com base em conceitos de aeromodelismo, cada educando desenvolve o seu modelo e o coloca para voar.

Para finalizar, no último bimestre, é a vez da Matemática na Arquitetura, um projeto multidisciplinar, que envolve o componente curricular História e alguns conceitos de Arte. Nele, os alunos escolhem um marco da cidade e fazem um levantamento histórico do local. Depois disso, constroem maquetes alusivas ao espaço. Em 2019, os trabalhos dos educandos ficaram do mais alto nível.

Por conta de toda essa diversidade e da multidisciplinariedade das iniciativas, o projeto foi premiado pelo SAS e não ficou apenas em uma conquista. Neste ano, o “Matemática na Vida” rendeu outra conquista, Edmilson recebeu o selo “Professor Transformador”, no prêmio que leva o mesmo nome.

No “Prêmio Escolas que Inspiram”, o Universitário também concorreu na Categoria Inovação, com o projeto “Do On-line ao Presencial”, organizado pelo departamento de Empreendedorismo. Nesta disputa, a iniciativa da Instituição foi uma das cinco finalistas, concorrendo entre 140 escolas e 217 projetos. Outro excelente resultado.

O prêmio e o reconhecimento mostram que o Universitário segue sempre em busca de inovação e projetos sólidos, para garantir uma aprendizagem completa aos nossos educandos.

Clique na imagem para ampliar Universitário vence prêmio Escolas que Inspiram do SASUniversitário vence prêmio Escolas que Inspiram do SAS